Antônio Eufrásio de Toledo

por | 13/10/2024 | PERSONALIDADES | 0 Comentários

, nascido em 25 de outubro de 1901 em Cambuí, Minas Gerais, foi um visionário que marcou a história da educação no Brasil. Filho de , ex-combatente da Guerra do Paraguai, e , destacou-se como engenheiro geógrafo, político e educador. Aos 22 anos, casou-se com , professora que estimulou sua vocação para a educação.

Após formar-se em engenharia geográfica em Juiz de Fora, Toledo iniciou sua trajetória pública como prefeito de Cruzeiro (SP) na década de 1930. Envolvido no movimento cívico da Revolução de 1930, posicionou-se ao lado de , o que lhe trouxe perseguições políticas após a ascensão de , incluindo a destruição de sua residência e jornal.

Mudando-se para Bauru, São Paulo, dedicou-se à educação. Em 1950, fundou a Escola Técnica de Bauru, oferecendo cursos técnicos em Química Industrial, Pontes e Estradas e Edificações. No ano seguinte, 1951, concretizou seu maior sonho: a criação da , a segunda no interior paulista, cujo primeiro diretor foi o renomado .

Nos anos seguintes, Toledo expandiu sua visão educacional com a fundação de faculdades de Educação Física (1952), Ciências Econômicas (1959) e Serviço Social (1963). Em 1966, fundou a em Araçatuba-SP e no mesmo ano consolidou seu legado ao criar a , promovendo o desenvolvimento social, cultural e intelectual.

Faleceu em 24 de novembro de 1978 em Bauru, mas deixou um legado duradouro. Seu trabalho pioneiro moldou o ensino superior no interior paulista, beneficiando gerações e reforçando o papel da educação no desenvolvimento humano. é lembrado como um líder incansável e um educador dedicado, cuja colheita transbordou os limites do individual, alcançando toda a sociedade.