O Esporte Clube Tião Maia, fundado em 9 de abril de 1959, foi uma agremiação esportiva que marcou a história do futebol de Araçatuba, São Paulo. Criado pelos funcionários do Frigorífico T. Maia, o clube nasceu com o objetivo de promover lazer e integração para a...
O Frigorífico T. Maia foi instalado em Araçatuba no ano de 1952. Pertencia ao pecuarista Sebastião Ferreira Maia, mais conhecido como Tião Maia, que já foi considerado o maior criador de gado do país e inspirou a composição do personagem “Sinhozinho Malta”, vivido pelo ator Lima Duarte na novela “Roque Santeiro” (1985-1986), da TV Globo.
O T. Maia foi o primeiro frigorífico brasileiro a ser construído com financiamento totalmente nacional. Suas obras se iniciaram em 1954. Ele foi construído pelo engenheiro Oswaldo Faganello de Araçatuba.
Logo após, no ano de 1957, Tião Maia começa a abater bois no seu frigorífico T. Maia.
O estabelecimento não só abatia o gado engordado em Araçatuba como também exportava a carne para diversos países, chegando a abater, no auge de sua produção, até 200 mil cabeças de gado ao ano.
Com cerca de 600 funcionários, o T. Maia foi uma das empresas que mais gerou empregos na história de Araçatuba. Também representou a resistência da pecuária brasileira ao monopólio frigorífico que na época estava nas mãos de empresas de capital estrangeiro. É tido até hoje como um dos fatores de maior desenvolvimento do Município na década de 1950.
Em 1989 o Frigorífico T. Maia foi vendido para a Sadia. Depois um incêndio ocorre no local e é desativado a parte alimentar. Posteriormente o lugar deu espaço a UNIP.
As instalações do antigo Frigorífico T. Maia estão localizadas na Avenida Baguaçu, 1939, no Bairro Jardim Alvorada, onde atualmente funciona a Universidade Paulista (Unip).
ASSUNTOS RELACIONADOS
Frigorífico T. Maia
Foto do acervo de Raymundo Oliveira.