Habib-Nadra Ghaname

por | 17/03/2025 | PERSONALIDADES | 0 Comentários

construiu uma história marcada pela superação e dedicação à Justiça do Trabalho. Filho de imigrantes libaneses, enfrentou desafios desde cedo, como o preconceito por sua origem árabe e o divórcio dos pais. Viveu no Rio de Janeiro e em um internato com o irmão, experiências que moldaram sua resiliência. Aos 7 anos foi morar no Rio de Janeiro com a mãe. Aos 9 anos foi morar no internato com o irmão. Foi uma experiência dura. Era um confinamento que ele tinha dificuldade de aceitar de forma natural. Voltou depois a morar com o pai. Aos 15 anos foi para o instituto de educação, foi presidente do Grêmio, entrou de cara na política estudantil. Mostrava uma certa tendência para a política.

Na década de 1970 foi eleito em Araçatuba com apenas 21 anos de idade e fez parte da quinta legislatura, tendo atuado na entre os anos de 1964 e 1969. Teve uma participação ativa na implantação da de Araçatuba. Participou de uma comissão da Câmara de Araçatuba que esteve no Ministério da Educação no Rio de Janeiro, junto com o reitor da Faculdade Prof. , para conseguir a autorização de funcionamento da em Araçatuba.

No ano de 1982 foi candidato a deputado federal ao lado de André Franco Montoro, teve 43 mil votos mas precisava de 53 mil para ser eleito. Após a eleição, foi nomeado por Franco Montoro Diretor Regional da Secretaria do Trabalho.

Formado em direito pela Instituição de Ensino de Bauru, Habib se tornou especialista em direito do trabalho e atuou na área por mais de 50 anos, segmento sobre o qual escreveu por vários anos sua coluna no jornal . Por ter sido um dos melhores alunos, foi convidado pelo dr. , um tempo depois de instalada a faculdade de Direito em Araçatuba, para assumir a cadeira de Direito do Trabalho pois tinha começado a se especializar nessa área justamente neste período.

Foi um dos primeiros advogados da região a encaminhar toda a sua atividade profissional para uma área só do direito, optando pelo Direito do Trabalho.

Além de advogado, Habib também foi professor universitário em sua área de atuação, direito trabalhista por muitos anos, onde ajudou a formar profissionais renomados em Araçatuba.

Em 2020, Habib foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região com a Medalha de Ouro da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15º Região, em São Paulo, pelas mãos da Presidente do Tribunal e Desembargadora, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e do Desembargador Lourival Ferreira.

faleceu em 18 de setembro de 2021, aos 79 anos, em Araçatuba, deixando um legado de compromisso, ética e contribuição ao Direito Trabalhista e à educação jurídica na região. Ele lutava contra um câncer.