Artigo do jornalista Fernando Sávio publicado no jornal Folha da Região traz informações sobre a vida de Rezek Nametalla Rezek. Link para o artigo original Rezek Nametalla Rezek trouxe sinais de televisão à região de Araçatuba na década de 196017/11/2019No último...
Rezek Nametalla Rezek nasceu em 1936, quando o pai já tinha diversificado os negócios comprando terras e introduzindo uma nova atividade econômica no município: a pecuária, que nos anos 40 atrairia grandes famílias de criadores de gado de Minas e Goiás e tornaria Araçatuba conhecida em todo o Brasil como a “Capital do Boi Gordo”.
Rezek, ou Rezequinho, como os amigos o chamavam, se formou em Odontologia, mas nunca deixou a pecuária. Foi presidente do Siran, o Sindicado Rural da Alta Noroeste, por dois mandatos, acompanhando a trajetória do pai que tinha sido um dos fundadores da Associação dos Invernistas e Criadores de Gado da Alta Noroeste, em 1942.
Fez parte do grupo que fundou o Lions Club de Araçatuba, em 1959, e também presidiu o Araçatuba Clube nos seus tempos áureos. Em 2001, tornou-se o primeiro presidente da ARCA (Associação Regional da Comunidade Árabe).
Como pecuarista foi um dos responsáveis pela introdução da raça italiana Canchim em Araçatuba. Reportagem do jornal “A Comarca”, de 1984, o indica como um dos incentivadores do Pró-Álcool (Programa Nacional do Álcool) em Araçatuba, quando a cana de açúcar começou a fazer parte da paisagem, antes dominada apenas por pastagens.
Criou o Clube Amigos de Televisão de Araçatuba que deu origem depois, em 1968, ao Serviço de Televisão de Araçatuba – o Serteara – uma autarquia municipal que controlava a recepção de imagens de todos os canais de televisão aberta ou via satélite. O clube uniu para sempre amigos como Rezequinho, Wilson Bedaque, Astolfo Assis e Rubens Carvalho Homem, que tinha adquirido o primeiro aparelho de televisão em Araçatuba.
Uma das últimas conquistas de Rezequinho à frente do Serteara foi a inauguração da transmissão da Rede Vida para Araçatuba, no governo Germínia Venturolli. Os R$ 85 mil de investimentos foram arrecadados nas paróquias católicas.
Rezek Nametalla Rezek faleceu, aos 83 anos, no dia 9 de novembro de 2019, deixando um legado de grandes feitos pela cidade e sua gente.